Tags

, ,

Muitos colecionadores já devem ter ouvido falar das labels. Mas como há tantos colecionadores iniciantes que também não conhecem e querem saber, hoje, resolvi fazer um especial sobre esses ‘rótulos’. Label é uma palavra usada para diferenciar os diferentes ‘rótulos’ que existem entre as Barbies colecionáveis. Existem (basicamente) cinco tipos diferentes e alguns outros.

Pink Label: São as bonecas que são facilmente encontradas em lojas de brinquedos (tanto as lojas onlines como as lojas físicas) e não tem um limite de produção de bonecas.  Grande parte dessas bonecas são mais baratas comparadas as outras labels.

Black Label: São bonecas que foram feitas para adultos e geralmente são bonecas que homenageiam celebridades, filmes e a coleção das ‘Barbie Basics’. Esse rótulo fica entre a Pink Label e a Silver Label.

Silver Label: As bonecas dessa label são mais difíceis de encontrar (são produzidas até 50.000 bonecas no mundo inteiro) e raramente são encontradas em lojas de brinquendos comuns. Essa label  ‘desapareceu’ do mercado há algum tempo e alguns colecionadores dizem que ela foi substituída pela Black Label .

Gold Label: As bonecas dessa label são bem difíceis de encontrar (limitação de 25.000 bonecas ou menos produzidas no mundo inteiro). As bonecas geralmente são mais caras e os tecidos e acessórios são de melhor qualidade do que as outras labels.

Platinum Label: Dificílimas de encontrar, as bonecas dessa label são geralmente mais sofisticadas e caras do que das outras labels. São produzidas até 1.000 bonecas dessa label.

_________________________________________________________________________

OOAK: É o termo para designar One-Of-A-Kind (somente uma produzida). As bonecas geralmente são celebridades e que geralmente são leiloadas. Recentemente, uma boneca da Katy Perry e Nicki Minaj estão sendo leiloadas para o projeto Angel Food para bens beneficentes.

Barbie Fan Club Exclusive: As bonecas podem ser adquiridas por membros do Barbie Fan Club e pelo site da Barbie Collector (www.barbiecollector.com)

Direct Exclusive: Bonecas vendidas somente pelo site Barbie Collector ou pelo catálogo. Apesar disso, eu creio que já vi no Brasil algumas Barbies direct exclusive a venda em lojas físicas e online.

O que acharam? 😉