Tags

, , ,

Bill Greening - banner

(ATUALIZAÇÃO) – 10h55: Confira as entrevistas feitas pelos blogueiros, Samira e Igor no post!

Bill Greening foi o convidado especial nesta edição da Convenção de Colecionadores do Brasil. Uma coisa que todos comentaram e que simplesmente me encantou em todos os sentidos foi a simplicidade do designer. No primeiro dia da Convenção, ele foi atencioso com todos os colecionadores que pediam para tirar uma foto ou simplesmente para bater um papo e também participou como colecionador.

Eu e a Caroline (do Barbie Fashion News) pedimos para tirar uma foto com ele e aqui está:

02

Em sua palestra, Bill comentou as bonecas lançadas neste ano em três tópicos:

1. Vintage Reproductions

2. Fantasy- Haunted Beauty

3. The Barbie Look

Uma surpresa que, certamente, agradou à todos foi que o Bill trouxe seis bonecas assinadas por ele e que foram sorteadas (sortudas, os colecionadores sorteados!) e a maioria ainda em pré-venda no site do Barbie Collector: The Barbie Look Red Carpet (as quatro primeiras bonecas), uma Haunted Beauty Vampire e uma Skipper! A Skipper será lançada no ano que vem, pois a boneca completará 50 anos! Ela será uma reprodução vintage mas ainda não tem data de lançamento:

Confira o primeiro comercial da Skipper, lançada em 1964:

O segundo tópico, ele comentou essa coleção de até o momento, duas bonecas: Haunted Beauty Ghost e Haunted Beauty Vampire e contou detalhes da criação delas:

E por último, comentou sobre o lançamento da The Barbie Look: Red Carpet inspirado em produções mais glamurosas e que já tem quatro Barbies:

Convention34

Também foi revelado que além dessas quatro, mais quatro serão lançadas no ano que vem.  A que realmente me chamou a atenção foi a ruiva com vestido amarelo cítrico e uma oriental. Em breve, devem surgir imagens oficiais do protótipo.

Mas claro, agora a parte mais emocionante! Como falei anteriormente no outro post da Convenção, eu e mais três blogueiros (Bernardo, Igor e Samira) tivemos a chance de entrevistar o Bill e fizemos várias perguntas. Apesar de estar nervosa antes, a entrevista foi mais como uma mesa redonda, com momentos de risadas e muita alegria. Confira as entrevistas dos outros blogueiros: Samira (clique aqui) e do Igor (clique aqui). E abaixo, vai a minha entrevista:

Barbie S2 Pink: Você tinha a intenção de ser designer de Barbie desde criança?

Bill Greening: Quando eu estava na faculdade eu comecei fazendo Art Mature e decidi mudar para moda, o objetivo era trabalhar para a Barbie. Quando eu comecei art mature eu queria fazer ilustrações, cartoons ou algo do tipo mas eu me encontrei fazendo esboços de roupas e foi quando eu percebi que talvez eu deveria fazer design de moda porque eu sempre quis desenhar para a Barbie, então esse era o objetivo, esse era o sonho.

BS2P: De todas as suas criações, você tem alguma boneca preferida? Quantas Barbies já foram comercializadas com a sua assinatura?

Bill Greening: Eu não sei, podemos descobrir. Há uma lista online que deve ter as bonecas. Em nosso time devemos fazer entre 80-90 por ano, e só há três designers: eu, Robert e Linda então eu sou responsável por ao menos 30 delas, no minímo 20 por ano. (eu pergunto sobre a boneca favorita das criações dele) nossa que pergunta difícil, eu amo a Goddess of the Galaxy, eu a amo, as pessoas não esperavam. Eu amo Barbie Basics, é uma ideia simples que parecia muito nova e muitos colecionadores me contaram que  nunca tinham comprado algo tão moderno por tanto tempo, eles compraram a linha inteira eu fiquei muito lisonjeado e as pessoas estavam postando imagens de suas bonecas com looks diferentes. A ideia era de brincar com essas bonecas e estava mesmo acontecendo. A primeira Barbie Hello Kitty foi demais porque fomos promover a boneca no Japão e aquilo foi grande. As pessoas estavam muito felizes e amaram a boneca. Então houve bons momentos. Ah! E a coleção “Ladies of ’80s” porque eu conheci a Joan Jett e a Debbie Harry. A Joan foi tão legal tipo: “Sente-se e beba um café”. Então, houve ótimas experiências trabalhando com celebridades, designers e conhecendo colecionadores nas Convenções, como essa e na National Convention (a Convenção Americana) é tudo sobre conhecer todo mundo e todos apreciam o hobby e é tão lisonjeador ouvir: “Ah meu Deus, eu amo aquela boneca demais e é minha boneca favorita!” porque quando eu colecionava eu tinha minha boneca favorita e eu a amava então é lisonjeador quando alguém fala isso para mim.

BS2P: Quanto tempo demora para terminar uma boneca: desde sua ideia inicial até sua comercialização?

Bill Greening: Idealmente, um ano. Do começo ao fim leva um ano (risadas) e isso é do começo, porque eu tenho o meu tempo para pesquisar, para fazer minhas ilustrações. Basicamente o meu trabalho é para construir o protótipo. Esse é o meu trabalho que seja um design original ou a Barbie Katniss, por exemplo. Há algumas circunstâncias como “Jogos Vorazes” em que conseguimos os designs depois e todo mundo fica louco e enlouquecendo: “Nós temos seis meses para fazer essa bonecas! Como vamos fazer?” .Nós fazemos é…então idealmente um ano. Quando a boneca é aprovada pela gestão, temos que mandar um protótipo para nossos fabricantes na Ásia e eles tem que ver os custos, ver os tecidos e tem que comprar. Então é um longo longo processo. Quando a boneca chega lá, eles começam a cortar a máscara para a pintura facial. Na Mattel é pintado à mão, mas lá é spray e também tem a embalagem que deve ser desenhada. Então, há vários processos ao mesmo tempo. Então, um ano. No mínimo. Sem ter um ataque de coração!

 

O Bill também foi entrevistado pela Revista Glamour e pelo jornal Folha de S.Paulo.

Espero que tenham gostado!